O Campus Avançado e o Candongueiro tornam pública a chamada para inscrição e seleção de estudantes para participar da “Oficina de Formação em Pesquisa e Defesa do Samba como Patrimônio Imaterial”. A Oficina faz parte do projeto “Tocando Meu Candongueiro”que contará também com seminários e shows.
A iniciativa conta com recursos do Governo Federal através do Ministério da Cultura e apoio cultural do Ministério do Turismo, do Realize Cultura e da Prefeitura Municipal de Niterói através da Secretaria Municipal das Culturas e da Rede Cultura Viva Niterói.
As oficinas contarão com a seguinte ementa: O samba e a tradição africana; O Samba no Brasil; O Samba no Rio de Janeiro; O Samba e a música; O Samba e a poesia; O Samba e dança; o Samba e a cena; o Samba e a roda; o Samba e a religiosidade; o Samba e a comida; o Samba e os instrumentos; Ritmos e cadências do Samba; A criação das escolas de samba; O Samba e as Bandeiras; O Samba e as Velhas Guardas; O Samba e o Terreiro; Cultura e transmissões de saber; A oralidade no Samba; Compositores e intérpretes; Escolas de Samba no Rio de Janeiro hoje; As Rodas de Samba na contemporaneidade.
Todas as atividades (oficina e seminários) serão gratuitas e os participantes da Oficina terão entrada gratuita também em todos os shows da roda de samba do Candongueiro durante os 10 meses do projeto.